quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O Maior Verso Que Paulo Vanzolini Escreveu


Paulo Vanzolini foi um dos maiores compositores da nossa música. Letrista de primeira. O que poucos sabem é que sua formação era em Zoologia. Foi um cientista muito respeitado, com estudos em Harvard.

O autor de Ronda, Volta por Cima e outros clássicos começou a gostar sambas quando ouviu um homem declamar em um terreiro “Malandro se na minha cara der/ Tem que fazer testamento/ E deixar tudo pra mulher/ Se tiver filho vai deixar recordação/ Cara que mamãe beijou/ Vagabundo nenhum põe a mão”.

A partir daí, acreditou que poderia ser um compositor. Vanzolini gostava de um trago, da noite e de uma conversa comprida. Era um contador de histórias nato. Se vocês tiverem a oportunidade, vejam o documentário Um Homem de Moral (2009, direção de Ricardo Dias) e atestem o que estou falando.

Certa vez, perguntaram pra ele se “levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima” era seu maior verso. Vanzolini respondeu assim.

- É o mais conhecido, certamente. Mas ainda prefiro o “reconhece a queda e não desanima”. Esse verso é a alma da música.


Volta Por Cima

Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário