Norman Mailer, jornalista e escritor norte-americano (autor do clássico A Luta), foi entrevistado por Paulo Francis, em dezembro de 1996. Não é necessário discorrer sobre ou perder tempo com avaliações. É certeza de um grande encontro. Você tem que ver.
Algumas sentenças de Mailer.
“Flaubert escreveu Um Coração Simples e fez um camponês comum ficar interessante. Segundo ele, não havia pessoas sem graça, cabia ao escritor torná-las interessantes”.
“Crê-se que o escritor ou escritora escrevem sobre si mesmos. Não é verdade. Se temos um dom, é usar a experiência dos outros”.
“O fato é que o estilo muda (...). Novamente me ocorreu a imagem de Picasso. Ele pintava em vários estilos, usando o melhor para o que quisesse dizer. Pensei: “posso fazer o mesmo”, sem encontrar desculpas. Se quiser mudar de estilo, faça-o”.
“Talvez, o romance sério não tenha função no século 21”.
“Hoje, parece que o critério usado para o sucesso de um livro não depende mais do mesmo e sim de se o autor é politicamente correto, está na moda, etc”.
------------------------------------------
Quem me indicou o vídeo foi o sempre atento Lucas Colombo, editor do Mínimo Múltiplo, um dos maiores entendedores do Francis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário