quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Entrevista com Ian McEwan

É sempre bom saber o que Ian McEwan pensa. O autor de Na Praia, Serena, A Balada de Adam Henry, entre outros, contou um pouco de sua história nessa ótima entrevista ao El País. Separei duas respostas, o bate-papo completo está no link abaixo.



"Uma das noções mais destrutivas da história do pensamento humano é a utopia. A ideia de que é possível formar uma sociedade perfeita, seja nesta vida ou em outra posterior, é muito destrutiva. Porque a consequência é que não importa se você matou um milhão de pessoas no caminho: o objetivo é a perfeição e isso desculpa qualquer crime. É uma fantasia que teve seus equivalentes seculares, no comunismo soviético, por exemplo, e também com os nazistas. A ideia da redenção, uma ideia milenar, sempre exige inimigos".

"Quando jovem, trabalhei seis meses como lixeiro em Camden, pendurado em um caminhão. E me dei conta de que, entre as pessoas com quem comia alguma coisa nos descansos, a variedade de inteligências era igual a se estivesse na universidade. Havia idiotas e pessoas brilhantes. Me fez compreender como a sorte e o acidente do nascimento determinam quem você é". 

Entrevista completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário