quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

O Que Eu Não Sabia


O professor e amigo Chico Pereira indicou a seus alunos da Feevale a leitura do meu primeiro livro, Virose (2013).

Lembro que me esforcei bastante para concluir e desenvolver a história. São vários personagens e tramas que se cruzam. O resultado foi bem prazeroso (pelo menos para mim).

Demorei para encontrar uma editora. Sem indicação e sem viver o meio literário é mais complicado ainda. Em Porto Alegre nem retorno negativo. Saiu pela Bartlebee de MG.

Uma pena que o livro tá difícil de achar. A editora faliu. Até em sebos não tá fácil de encontrar o Virose. Tinha um exemplar na livraria Traça e foi vendido recentemente.

Na época do lançamento saiu uma resenha do saudoso Alfredo Monte no A Tribuna, com elogios e também críticas, que é como tem que ser. Um jornalista da ZH disse que tava lendo e gostando, mas nunca publicou nada a respeito.

Também teve o caso da livraria (cultuada por ser independente) que se negou a vendê-lo e um espaço cultural (cultuado por ser independente) que não quis fazer o evento de lançamento. Tudo isso aconteceu.

O fato é que não há glória no caminho. Fazer literatura é assim: um exercício de paciência, resignação e serenidade. Mas isso eu não sabia quando lancei meu primeiro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário