quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Século XXI Deu Razão a Roberto Piva


Visão de São Paulo à Noite

Na esquina da rua São Luís uma procissão de mil pessoas
          acende velas no meu crânio
há místicos falando bobagens ao coração das viúvas
e um silêncio de estrela partindo em vagão de luxo
fogo azul de gim e tapete colorindo a noite, amantes
          chupando-se como raízes

Maldoror em taças de maré alta
na rua São Luís o meu coração mastiga um trecho da minha vida
a cidade com chaminés crescendo, anjos engraxates com sua gíria
          feroz na plena alegria das praças, meninas esfarrapadas
          definitivamente fantásticas
há uma floresta de cobras verdes nos olhos do meu amigo
a lua não se apóia em nada
eu não me apóio em nada

sou ponte de granito sobre rodas de garagens subalternas
teorias simples fervem minha mente enlouquecida
há bancos verdes aplicados no corpo das praças
há um sino que não toca
há anjos de Rilke dando o cu nos mictórios
reino-vertigem glorificado
espectros vibrando espasmos

beijos ecoando numa abóbada de reflexos
torneiras tossindo, locomotivas uivando, adolescentes roucos
         enlouquecidos na primeira infância
os malandros jogam ioiô na porta do Abismo
eu vejo Brama sentado em flor de lótus
Cristo roubando a caixa dos milagres
Chet Baker ganindo na vitrola

eu sinto o choque de todos os fios saindo pelas portas
         partidas do meu cérebro
eu vejo putos putas patacos torres chumbo chapas chopes
         vitrinas homens mulheres pederastas e crianças cruzam-se e
         abrem-se em mim como lua gás rua árvores lua medrosos repuxos
         colisão na ponte cego dormindo na vitrina do horror
disparo-me como uma tômbola
a cabeça afundando-me na garganta

chove sobre mim a minha vida inteira, sufoco ardo flutuo-me
nas tripas, meu amor, eu carrego teu grito como um tesouro afundado
quisera derramar sobre ti todo meu epiciclo de centopéias libertas
ânsia fúria de janelas olhos bocas abertas, torvelins de vergonha,
         correrias de maconha em piqueniques flutuantes
vespas passeando em voltas das minhas ânsias
meninos abandonados nus nas esquinas
angélicos vagabundos gritando entre as lojas e os templos
         entre a solidão e o sangue, entre as colisões, o parto
         e o Estrondo

Roberto Piva
Poema faz parte do livro Paranoia, de 1963
_____________________________

"Só acredito em poetas experimentais que tem vidas experimentais". Piva certamente foi coerente com sua frase mais conhecida, pois experimentou e viveu intensamente sua arte. Seus poemas tem um ritmo intenso. Vivem, e ganham sentido, na oralidade das ruas de São Paulo. Seus versos são crus. Sem floreios baratos ou excessos parnasianos. Fatores que só reforçam a beleza desesperada e melancólica de toda a sua obra. Em um breve ensaio/poema, Piva afirmava que o século XXI daria razão a ele.

Estava, absolutamente certo. Falar em poesia contemporânea e não citar o autor, é equivalente a uma blasfêmia. Mais sobre Piva, no documentário Assombração Urbana: http://www.youtube.com/watch?v=oVMzzYIOaNg