terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Velho Buk

"Se for tentar, vá até o fim
Não há outro sentimento como esse
Ficará sozinho com os Deuses
E as noites serão quentes
Levará a vida com um sorriso perfeito

É a única luta que vale a pena"

Charles Bukowski



Cena final do filme Factotum - Sem Destino, de 2005.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Amor É Assustador

Cento e oito reais. Foi o que ele disse. Ela, simplesmente, desviou o olhar para os outros casais. Repetiu, baixinho. Cento e oito reais... Batucou na mesa, como se esperasse uma resposta. Ela se manteve calada. Ele chamou o garçom e lhe alcançou o cartão de crédito.

Voltou-se para ela. Antes de terminar a noite, queria assistir seu feminismo ufanista e seu socialismo de boutique se encerrarem ali, na hora de dividir a conta do restaurante.

Logo, logo retornariam para casa. No trajeto, discutiriam essas e outras amenidades. Até o ponto de ficarem com raiva um do outro. Não transariam. Desabariam cada um para seu lado da cama. De manhã, ainda com raiva, ele perguntaria rispidamente se tem frios para o café da manhã e ela responderia de forma áspera que não.

Então, ele botaria qualquer roupa e sairia atrás de cem gramas de queijo e presunto.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Virose no jornal Metro

Meu romance de estreia, Virose, virou matéria no jornal Metro de hoje, página 17.

"O autor constrói sua teia com bons momentos de suspense e humor, num estilo que se inspira em Nelson Rodrigues, John Fante e Charles Bukowski", diz o texto. Mais informações do meu livro (trechos e como comprar), só clicar aqui.

Em Porto Alegre, a tiragem do Metro é de 40 mil exemplares. Dá para acompanhar o jornal também pelo site http://publimetro.band.com.br/.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Hora de Fazer a Barba

Eu tava na biblioteca, quando ele se aproximou.

- Com licença, tu não é escritor?

Em milésimos de segundo, pensei que esse negócio de boca-a-boca, divulgação na internet e todas essas coisas que os escritores independentes se agarram com unhas e dentes para se promoverem, de fato, funcionam. Quase sorri antes de responder, mas me contive.

- Sim, sou escritor.
- Cara, curto muito os teus livros. Tu é foda!
- Livros?! Mas eu só tenho um livro publicado...
- Ué?! Tu não é o Daniel Galera?

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Visões do Ano

E como, afinal, vimos e interpretamos este 2013? 

Boate Kiss, protestos, mensalão, Papa, espionagem, Mandela... 2013 foi um ano que ficará por um bom tempo marcado na gente. Não foi fácil, mas fiz um balanço de (quase) tudo que aconteceu para o site Mínimo Múltiplo, do jornalista Lucas Colombo.

(...)
Pois um ano que inicia com a morte trágica de 242 jovens em uma casa noturna, todos acotovelados e pisoteados em meio a fumaça, na cidade de Santa Maria, será difícil de esquecer. Aliás, como seria bom se nunca tivéssemos amanhecido naquele 27 de janeiro. O pavor ainda segue. Não há condenados pela tragédia. Mesmo com a boate superlotada, sem alvará e com uma apresentação de um tosco show pirotécnico em um espaço ínfimo, a justiça ainda não encontrou os culpados. Triste, muito triste. 
(...)

Para ler o texto completo, só clicar aqui.

domingo, 8 de dezembro de 2013

O Amor e Outros Objetos Pontiagudos

"Quando entramos no quarto e começamos a tirar a roupa, ela perguntou se tinha alguma coisa especial que eu gostaria que ela fizesse. Eu disse: tem, sim, quero que você me faça esquecer uma mulher".

- Marçal Aquino

Trecho do conto Sete Epitáfios Para Uma Dama Branca, do livro O Amor e Outros Objetos Pontiagudos (Geração Editorial).